É inegável a importância do domínio das competências comunicativas, nomeadamente a nível da oralidade, da leitura e da escrita, para a plena inserção do indivíduo, e consequente usufruto dos direitos de cidadania, na sociedade atual, altamente tecnológica e competitiva. A linguagem oral e a linguagem escrita são competências básicas condicionantes de toda a aprendizagem escolar, quer no que respeita à Língua Materna propriamente dita, quer relativamente às restantes áreas curriculares. Se considerarmos os estudos recentes no domínio da literacia, parece evidente a necessidade e urgência de conjugar esforços para melhorar o ensino da Língua Materna e enquadrar socialmente este esforço na vida das comunidades educativas. C ompete aos Educadores de Infância garantir o desenvolvimento da linguagem oral e a facilitação da emergência de práticas de leitura e de escrita. Relativamente à linguagem oral, é assumido que “a aquisição de um maior domínio da linguagem é um objetivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam.» (Ministério da Educação 1997:66). Visam-se, pois, a promoção de ambientes de comunicação, o enriquecimento lexical e consequentemente um nível frásico mais complexo. As aprendizagens baseadas na exploração de caráter lúdico da linguagem são entendidas como «meios de competência metalinguística, ou seja, de compreensão do funcionamento da língua.» É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos educadores-de-infância, na área da Língua Materna (Expressão/Comunicação). É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos Educadores de Infância, na área da Língua Materna.
Esta ação de formação visa a atualização de saberes e a reflexão crítica sobre práticas pedagógicas que proporcionem mudanças concretas e significativas nas aprendizagens dos alunos, a sensibilização do público-alvo identificado para as questões emergentes da Atualização Científica e Metodológica dos professores do 1.º ciclo na área curricular disciplinar de Português.
É inegável a importância do domínio das competências comunicativas, nomeadamente a nível da oralidade, da leitura e da escrita, para a plena inserção do indivíduo, e consequente usufruto dos direitos de cidadania, na sociedade atual, altamente tecnológica e competitiva. A linguagem oral e a linguagem escrita são competências básicas condicionantes de toda a aprendizagem escolar, quer no que respeita à Língua Materna propriamente dita, quer relativamente às restantes áreas curriculares. Se considerarmos os estudos recentes no domínio da literacia, parece evidente a necessidade e urgência de conjugar esforços para melhorar o ensino da Língua Materna e enquadrar socialmente este esforço na vida das comunidades educativas. C ompete aos Educadores de Infância garantir o desenvolvimento da linguagem oral e a facilitação da emergência de práticas de leitura e de escrita. Relativamente à linguagem oral, é assumido que “a aquisição de um maior domínio da linguagem é um objetivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam.» (Ministério da Educação 1997:66). Visam-se, pois, a promoção de ambientes de comunicação, o enriquecimento lexical e consequentemente um nível frásico mais complexo. As aprendizagens baseadas na exploração de caráter lúdico da linguagem são entendidas como «meios de competência metalinguística, ou seja, de compreensão do funcionamento da língua.» É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos educadores-de-infância, na área da Língua Materna (Expressão/Comunicação). É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos Educadores de Infância, na área da Língua Materna.