Com a abertura do Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular (PAFC) a todas as escolas no presente ano lectivo, as comunidades educativas, decidiram, entre outros, onde irão aplicar a AFC e o panorama é geral: a AFC incide sobretudo no Ensino Básico, por força dos constrangimentos associados aos Exames Nacionais do secundário, rankings e acesso ao ensino superior. Outra ideia comum está relacionada com a rigidez do Ensino Secundário, onde as aprendizagens essenciais poderão não ter filtrado suficientemente os conteúdos, tornando difícil a apropriação e operacionalização da flexibilização.

Estamos por isso perante dois tipos de ensino e na mesma escolaridade obrigatória. Será então a flexibilidade curricular e as provas/exames nacionais, uma relação compatível? Esperamos que a presente ACD possa dar um contributo para a resolução desta aparente dicotomia. 

A publicação dos D.L. n.º 54 e nº 55, ambos de 6 de julho, de 2018, a Portaria 223-A/2018 de 3 de agosto e a 226-A/2018 de 7 de agosto, vêm incrementar e exigir mudanças significativas nas práticas educativas, a que a questão da avaliação externa dos alunos não é alheia, razão pela qual se fundamenta a realização desta ACD.  

Estamos à vossa espera no dia 12.12.2018 (15h-18h), no auditório da Escola Secundária de Tavira e agradecemos a divulgação desta ACD junto de todos os interessados.
As inscrições  deverão ser submetidas através do link   https://goo.gl/forms/sSHdO1Wg5GPPRFUv1
limite: 150 participantes

Formadora: Anabela Barros

Data e horário: 20 de outubro | 10h00-17h00 

Formadores:  Ana Ramos e Bruno Martins

Local: Centro Ciência Viva de Tavira

Acreditação: Modalidade Ação Curta Duração – Despacho n.º 5742/2015