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Notícias

ATENÇÃO: disciplinas _ anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 deixarão de estar acessíveis

por System Administrator -

Boa tarde!

Informo que, por motivo de gestão de espaço da Plataforma Moodle do CFAE Levante Algarvio, após as 12:00h do dia 25 de junho, as disciplinas referentes aos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 deixarão de estar acessíveis. Poderão, até lá, fazer o download da documentação alojada na disciplina.

 Bom fim de semana.

Celeste Sousa


Disciplinas referentes ao ano letivo 2017/2018 deixam de estar acessíveis

por System Administrator -

Boa tarde!

Informo que após as 00:00h do dia 24 de junho (hoje) as disciplinas, na plataforma Moodle, referentes ao ano letivo 2017/2018 deixarão de estar acessíveis. Poderão, até lá, fazer o download da documentação alojada na disciplina.

 Bom fim de semana.

Celeste Sousa


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Disciplinas disponíveis

Imagem da disciplina Capacitação Digital Docente Nível 2 (turma 7 e turma 8)
Outras Modalidades

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem.

Imagem da disciplina Da oralidade à leitura_VRSA
Outras modalidades

É inegável a importância do domínio das competências comunicativas, nomeadamente a nível da oralidade, da leitura e da escrita, para a plena inserção do indivíduo, e consequente usufruto dos direitos de cidadania, na sociedade atual, altamente tecnológica e competitiva.  A linguagem oral e a linguagem escrita são competências básicas condicionantes de toda a aprendizagem escolar, quer no que respeita à Língua Materna propriamente dita, quer relativamente às restantes áreas curriculares. Se considerarmos os estudos recentes no domínio da literacia, parece evidente a necessidade e urgência de conjugar esforços para melhorar o ensino da Língua Materna e enquadrar socialmente este esforço na vida das comunidades educativas. C ompete aos Educadores de Infância garantir o desenvolvimento da linguagem oral e a facilitação da emergência de práticas de leitura e de escrita. Relativamente à linguagem oral, é assumido que “a aquisição de um maior domínio da linguagem é um objetivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam.» (Ministério da Educação 1997:66). Visam-se, pois, a promoção de ambientes de comunicação, o enriquecimento lexical e consequentemente um nível frásico mais complexo. As aprendizagens baseadas na exploração de caráter lúdico da linguagem são entendidas como «meios de competência metalinguística, ou seja, de compreensão do funcionamento da língua.» É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos educadores-de-infância, na área da Língua Materna (Expressão/Comunicação). É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos Educadores de Infância, na área da Língua Materna. 

Imagem da disciplina Ouvir, falar, ler, escrever
Outras modalidades

Esta ação de formação visa a atualização de saberes e a reflexão crítica sobre práticas pedagógicas que proporcionem mudanças concretas e significativas nas aprendizagens dos alunos, a sensibilização do público-alvo identificado para as questões emergentes da Atualização Científica e Metodológica dos professores do 1.º ciclo na área curricular disciplinar de Português.

Imagem da disciplina Da oralidade à leitura
Outras modalidades

É inegável a importância do domínio das competências comunicativas, nomeadamente a nível da oralidade, da leitura e da escrita, para a plena inserção do indivíduo, e consequente usufruto dos direitos de cidadania, na sociedade atual, altamente tecnológica e competitiva.  A linguagem oral e a linguagem escrita são competências básicas condicionantes de toda a aprendizagem escolar, quer no que respeita à Língua Materna propriamente dita, quer relativamente às restantes áreas curriculares. Se considerarmos os estudos recentes no domínio da literacia, parece evidente a necessidade e urgência de conjugar esforços para melhorar o ensino da Língua Materna e enquadrar socialmente este esforço na vida das comunidades educativas. C ompete aos Educadores de Infância garantir o desenvolvimento da linguagem oral e a facilitação da emergência de práticas de leitura e de escrita. Relativamente à linguagem oral, é assumido que “a aquisição de um maior domínio da linguagem é um objetivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam.» (Ministério da Educação 1997:66). Visam-se, pois, a promoção de ambientes de comunicação, o enriquecimento lexical e consequentemente um nível frásico mais complexo. As aprendizagens baseadas na exploração de caráter lúdico da linguagem são entendidas como «meios de competência metalinguística, ou seja, de compreensão do funcionamento da língua.» É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos educadores-de-infância, na área da Língua Materna (Expressão/Comunicação). É indispensável e premente uma reflexão sobre a problemática da literacia e a promoção do desenvolvimento de competências do saber e do saber fazer dos Educadores de Infância, na área da Língua Materna.